Muitas posições polêmicas!
O TOP 30 Melhores Mangás é um Ranking Anual do Analyse It, que acontece desde 2013. Nesse período já tivemos vários vencedores diferentes: Kingdom, Sangatsu no Lion, One Piece, Diamond no Ace, Shingeki no Kyojin, e muitos outros. Esse é o momento de revelar a segunda parte. Lembrando que já publicamos as posição 30-21, e levamos em conta os capítulos lançados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2020 no JAPÃO! O capítulo 1000 de One Piece, por isso não conta.
Para ler a PRIMEIRA PARTE, clique AQUI.
Antes de mostrar quais foram os 20 melhores mangás do ano, lembro a vocês que utilizo na minha classificação, principalmente três quesitos, que são:
Qualidade da Arte: O traço de um autor é totalmente subjetivo, mas levo em consideração quanto o autor consegue ser claro em seus quadros e suas cenas: Autores que tendem a desenhar quadros confusos, que prejudicam a leitura do leitor, tendem a perder posição. Autores que entregaram páginas lindíssimas, com quadros fantásticos, tendem a ganhar mais pontos.
Progresso da História e Reinvenção: Quanto a história de uma série avançou em 2019. Mangás que praticamente não avançaram, por causa da pouca quantidade de capítulos ou por causa da enrolação do autor, perdeu colocações. Nesse quesito também levo em consideração quanto o autor está conseguindo inovar na sua história, no mesmo tempo que avança com o enredo. Por isso, quanto não se torna repetitivo com certas tramas. Esse é o quesito que mais importa de todos, foi o quesito que deu a vitória para Shingeki no Kyojin em 2017, Diamond no Ace em 2018 e a One Piece 2019, porém não é o quesito que será definitivo em 2020.
Emoção dos Capítulos de acordo com os leitores: Quanto os capítulos foram emocionantes e marcantes – Séries que entregaram capítulos que deixaram seus leitores eufóricos, tendem a ter melhores colocações. Séries com vários capítulos esquecíveis, perdem pontos – Por isso a opinião dos leitores também foi utilizada como parâmetro -. Séries que entregaram capítulos que fecharam as pontas abertas, desenvolveram o Background de personagens secundários, ou que estão expandido o seu universo de modo competente (Estimulando o interesse dos leitores) ganharam pontos extras. É justamente esse quesito que deu a vitória ao vencedor de 2020.
20. SPY X FAMILY (-14)
Ano passado a série esteve no TOP 10 pelo “elemento surpresa”: A sua ótima comédia conseguiu conquistar o meu coração e me deixou simplesmente apaixonado pelos três protagonistas que compõe essa incrível série. Eu não acredito que a qualidade de Spy x Family tenha diminuído, muito pelo contrário, eu diria que a série continua sendo uma das principais comédias do mercado e merece o sucesso que está tendo. Acontece que o elemento surpresa terminou e assim a série teve uma normal queda de posição (Como acontece com muitos mangás do gênero).
Em 2020, continuamos a ver a relação dos personagens principais, vimos várias situações diferentes e o autor continua a levar a realçar a comédia, por isso, Spy x Family continua melhorando, provando que o seu sucesso não será momentâneo, vai durar ainda muitos anos!
Histórico:
2019: 6
19. Jigokuraku (-)
Uma nova presença no Ranking – Sim, esse ano eu decidi dar uma renovada no TOP 30, que nos últimos anos tinha muitos mangás repetidos. Essa renovação, resultou na perda de posição de vários mangás: Eu acho que quem acabou sofrendo mais foram as séries que tiveram bons capítulos, mas que, porém, enrolaram muito ou não tiveram momentos tão épicos (Exemplo: Sousei no Onmyouji, Golden Kamuy e Shingeki no Kyojin).
Jigokuraku é um Battle-Shounen que está caminhando para o seu encerramento, e mesmo tendo alguns pontos ainda em aberto, a série em grande parte já está concluída. Eu acredito, que o ano de 2020 da série, tenha sido o melhor entre todos do mangá, e por isso merece estar entre os vinte primeiros colocados. O grande destaque do ano acabou sendo o desenvolvimento de dois personagens específico: A princip antagonista do arco final e do Gantetsusai (que talvez seja de longe o melhor personagem de Jigokuraku).
*Primeiro ano no Ranking
18. Vinland Saga (-6)
Com capítulos mais calmos, Vinland Saga está focando cada vez mais em apresentar uma nova versão do protagonista (mais pacifista e mais calmo), resultando assim em uma história sobre conhecer realidades, conhecer novas pessoas e desenvolver as relações humanas. Eu acho que muitos sentem um pouco saudade do Thorfinn original, que era louco e pensava somente em vingança e guerras, contudo eu acredito que a estrada que Vinland Saga está percorrendo é aquela correta.
Vinland Saga, porém, perdeu algumas colocações esse ano. Por mais que eu goste dessa nova estrada e considere uma evolução na série, devo assumir que esse ano, Vinland Saga não foi muito memorável. Foram vários capítulos ótimos, que juntos dão uma ótima sensação ao leitor, mas que individualmente acabam sendo um pouco esquecíveis (Eu lembro mais o ano como um todo, mas nenhum capítulo específico). Deste modo, Vinland Saga teve uma pequena queda em posições.
Histórico:
2019: 13
2018: 16
2017: 29
2016: 15
17. Golden Kamuy (-8)
Golden Kamuy piorou um pouco suas colocações, mas isso não significa que a série entregou capítulos ruins: Eu só não acho que seus “picos” foram tão altos como no ano passado. Além disso, sete dos dez mangás presente no TOP 10, na minha opinião, entregaram os seus melhores capítulos até então, por isso não pude classificar entre os dez primeiros colocados, o nosso querido Golden Kamuy, que entregou bons capítulos, porém não foi impecável.
Em 2020, tivemos um bom desenvolvimento do Ogata, muitas cenas de comédias e também boas cenas de ação (como os capítulos do “sniper”, que teve inclusive uma referência quase sexual a “La Pietà” de Michelangelo). Eu acho que em 2020 Golden Kamuy continuou mantendo sua boa narração, sua ótima comédia e sua espetacular interação entre personagens. Não surpreendeu, mas também não decepcionou em modo algum.
Histórico:
2019: 10
2018: 04
2017: 14
2016: 24
2015: 29
16. Tokyo Revengers (-)
Aparecendo pela primeira no TOP 30, tivemos um mangá que talvez merecesse já estar nessa classificação faz muitos meses, mas só dei chance realmente no ano passado, após ver muitas pessoas elogiando. Tokyo Revengers é uma série de luta e ação, da Weekly Shonen Magazine. A sua qualidade não vem diretamente das boas batalhas corporais, que lembram tantos mangás de delinquentes, mas pelo seu roteiro e pelos seus ótimos personagens.
Eu não diria que 2020 foi o primor da qualidade por parte de Tokyo Revengers, porém, esse arco de encerramento da série está muito interessante mesmo assim. O ponto mais alta, é quase sem sombras de dúvidas toda o arco de confronto entre a gangue Toman e da Tenjiku, culminando em uma pancadaria livre espetacular. O autor usou esse momento não só para dar chute e punhos aos leitores, mas também um ótimo desenvolvimento de personagem. Foi um ótimo ano por parte da série.
*Primeiro Ano no Ranking
15. Diamond no Ace (-3)
Diamond no Ace é um dos melhores mangás de esporte no mercado – Com o encerramento de Haikyuu!!, me arrisco a dizer que se tornou o melhor mangá de esporte físico – E este ano, a série de Beisebol continuou entregando ótimas partidas e capítulos muito bem desenhados. Lembrando que a arte também é um ponto que eu avalio. Em um mangá de esporte, entregar uma arte que consiga transmitir emoção, é essencial.
Eu diria que o ponto alto dos capítulos de Diamond no Ace foram o “pilar” da série: O desenvolvimento de Sawamura como “Ace” – O autor, nos capítulos de 2020 quis demonstrar como o personagem está crescendo como esportista e como está assumindo cada vez mais um papel de líder. Diamond no Ace não decepcionou de nenhum modo no ano passado.
Histórico:
2019: 12
2018: 01
2017: – (não li)
2016: – (não li)
2015: – (não li)
2014: 15
2013: 11
14. Chihayafuru (-)
Às vezes os leitores de Chihayafuru me decepcionam, pois não conseguem perceber que a série, por mais que tenha muitos elementos de “Slice of Life” e de “Romance”, continua sendo principalmente uma série de esporte e drama, no qual aprendemos através dos confrontos, a conhecer cada vez mais os personagens que compõe a série. E Chihayafuru, quando o quesito é desenvolvimento de personagem, é um dos melhores mangás no mercado.
Em 2020, a série continuou com sua incrível qualidade (Eu não lembro se sua posição piorou ou melhorou em comparação ao ano passado, contudo, a qualidade se manteve estável e muito boa). Esse ano tivemos ótimas batalhas de Karuta, um grande desenvolvimento como jogadora da parte de Chihaya, e um desenvolvimento de personagem espetacular da Shinobu. A série continuo a entregar capítulos ótimos; seu único problema é que é mensal. Infelizmente temos somente 12 capítulos ao ano de Chihayafuru.
Histórico:
2019: 14
2018: 12
2017: 13
2016: 09
2015: 12
2014: – (não li)
2013: 08
13. Sousou no Freiren (-)
Eu diria que Sousou no Freiren é uma das mais gratas surpresas que eu tive no ano passado. A série começou com um primeiro capítulo espetacular, e nos capítulos seguintes, somente melhorou. Quem não conhece, a série conta a história de uma Elfa, que juntamente com seu grupo, venceu o rei dos demônios. Após ter vencido o rei dos demônios, a Elfa, decide partir para uma viagem de “autoconhecimento”.
Sousou no Freiren é um mangá de aventura, todavia, os elementos dramáticos e filosóficos que guiam a história são tão marcantes, que também eu poderia considerar o mangá, uma obra dramática. O autor consegue desenvolver tão bem os aspectos reflexivos sobre a vida, sobre a humanidade e sobre os sentimentos, que é impossível não se apaixonar por essa nova obra, que tem tudo para conquistar melhores posições ao passar dos anos.
*Primeiro Ano no Ranking
12. Kingdom (-3)
Não me mate, por favor, não me mate. Eu sei que nesses 7 anos que escrevi o TOP 30, Kingdom sempre esteve nas dez primeiras colocações, SEMPRE – Já chegou a ganhar em 2016, inclusive – Contudo, eu cheguei a conclusão que era o momento de mudar. O motivo pelo qual a série não esteve entre os dez melhores, é que realmente, oito dos dez primeiros colocados, entregaram os melhores capítulos em 2020. Kingdom, na minha opinião, entregou capítulos ESPETACULARES, mas não os seus melhores. O mesmo vale para a posição sucessiva.
Em 2020, a história de Kingdom continuou avançando; O arco atual teve uma batalha rápida, mas interessante. Também teve algumas discussões políticas e um leve desenvolvimento de personagens. Não é um grande ano para a série, mas passa longe de ser um ano ruim. Kingdom é uma série constante e que até mesmo nos seus anos mais mornos, consegue estar no TOP 12.
Histórico:
2019: 09
2018: 09
2017: 03
2016: 01
2015: 10
2014: 10
2013: 10
11. ONE PIECE (-10)
A décima primeira colocação também é muito polêmica. Lembro o caos que foram os comentários da análise quando classifiquei ONE PIECE em décimo quarto, e eu sei que muitas pessoas vão ficar irritadas por ONE PIECE não está entre os dez melhores também neste ano, porém, avaliando várias questões, eu achei a colocação mais justa possível. Antes que eu seja bombardeado de comentários como: “Como assim você achou One Piece ruim em 2020?” – Essa é a lista de melhores mangás do ano, e todos os mangás presente nessa lista, tiveram capítulos de alta qualidade – E também não podemos esquecer que a série ganhou a medalha de ouro em 2019.
O ano de 2020 de ONE PIECE acabou sendo muito bom, como já é de habitual da série: Tivemos o desenvolvimento da épica e lendária batalha contra Kaidou e Big Mom. Tivemos toda a questão do Yamato, que talvez tenha sido o personagem mais bem desenvolvido no ano passado. A série teve vários pontos positivos, porém também alguns negativos: A narrativa repetida (Os heróis que correm até o local onde está o vilão) e a pouca quantidade de capítulos, acabaram custando o TOP 10 para o mangá, que mesmo assim continua sendo uma das séries mais importantes e bem articuladas do mercado.
Histórico:
2019: 01
2018: 05
2017: 09
2016: 14
2015: 05
2014: 03
2013: 04