Sem Neverland e Sem ONE PIECE.
O segundo mangá da nova leva estreou, em uma edição muito estranha, pois tivemos a ausência de dois mangás importantíssimos: ONE PIECE e Yakusoku no Neverland (duas das quatro séries que mais vendem na revista atualmente). Por isso, nessa edição atípica, vamos ver a TOC, Juntos e Shallow Now:
Weekly Shounen Jump #25 (20/05/2019)
Futari no Taisei c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Kentarou Fukuda)
01 – Kimetsu no Yaiba c158
02 – Dr. Stone c105
Samurai 8: Hachimaru-den c02 (Página Colorida, 33 páginas)
03 – Black Clover c205
04 – Jujutsu Kaisen c59
05 – Haikyuu!! c359
06 – Chainsaw-man c22
Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c111 (Página Colorida)
07 – Hinomaru Zumou c241
08 – Boku no Hero Academia c228
09 – Yuragi-sou no Yuuna-san c159
Jimoto ga Japan c34 (Anúncio Importante na Próxima Edição)
Act-Age c65 (Página Colorida)
10 – Kamio Yui wa Kami wo Yui c10
11 – Shokugeki no Souma c311
12 – Saigo no Saiyuuki c11
Oyakusoku no Neverland (Capítulo Especial)
Shishunki Renaissance! David-kun c34
Ausentes: One Piece c943, Yakusoku no Neverland c135, Boruto c36 (Serie Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que na ausência de ONE PIECE e Yakusoku no Neverland tinha somente Dr.Stone como inimigo pela primeira colocação. Foi um caminho simples para a vitória. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone, que mesmo não conseguindo vencer, por causa da ausência de seus concorrentes, conseguiu facilmente chegar a segunda colocação. Algumas pessoas não gostam do tratamento que os editores dão para a série, argumentando que Jujutsu Kaisen, Boku no Hero Academia e Black Clover deviam ter posições melhores, já que vendem mais. Porém, na altura do campeonato, é tarde para mudar; o anime de Dr.Stone vai estrear em Julho. Deste modo, a decisão mais inteligente é realmente destacar a série, entretanto, caso o anime acabe não dando certo, para mim Dr.Stone deve se tornar uma série de zona intermediária.
Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que continua ganhando boas colocações pelos editores, e sinceramente, eu acho corretas as colocações da série, por um simples motivo: Black Clover tem um anime de sucesso em exibição e vende uma boa quantidade, mesmo não sendo um Boku no Hero Academia da vida. Deste modo, é uma das séries mais sólidas com um grupo de leitores mais apaixonados. É corretíssimo deixar Black Clover sempre entre a terceira e sétima colocação. Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua recebendo suas colocações mais intermediárias, sem grandes publicidades. Como eu tinha dito em algumas análises atrás, por enquanto a situação não deve mudar. Talvez depois da estreia do anime de Dr.Stone, por isso em Setembro ou Outubro, veremos a série recebendo a destaque por parte dos editores. Obviamente se nenhum desses quatro novatos não virar um super hit.
Em quinto lugar tivemos Haikyuu!!, que parece ter conseguido uma ótima colocação, mas se analisarmos bem, venceu as séries que normalmente já venceria, sem nenhuma exceção, por isso não podemos dizer que a quinta colocação, em uma edição no qual, Act-Age, ONE PIECE e Yakusoku no Neverland estavam ausentes, seja realmente uma surpresa, muito pelo contrário, era obrigação da série tal colocação. De qualquer modo, Haikyuu!! continua sendo o terceiro pilar da revista. Em sexto lugar tivemos uma supersas; Chainsaw-man. Por causa da TOC vazia, sua colocação não é TÃO surpreendente assim, porém, se analisarmos bem a série conseguiu estar acima de Boku no Hero Academia e Hinomaru Zumou, que ultimamente vem recebendo ótimas colocações. Os editores parecem que estão confiando mais na série, que deve conseguir chegar à 2020. As vendas de Chainsaw-man estão só melhorando, e eu acredito que sua melhoria continuará nos próximos volumes. A tendência é a série cada vez se estabelecer mais.
Em sétimo lugar tivemos o já citado Hinomaru Zumou, os editores continuam classificando bem a série, e com muitos mangás na fila do cancelamento, eu não acredito que veremos Himomaru Zumou dando adeus a revista esse ano, como eu temia à alguns meses atrás – Aliás, na luta entre Shokugeki no Souma x Yuragi-Sou x Zumou, quem acabou dançando parece ser mesmo o mangá de culinária -. Sim, Hinomaru Zumou continua sendo o mangá que menos vende na revista, mas o apoio editorial salva a série. Em oitavo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que está voltando a estar sendo em posições mais baixas. Eu não consigo encontrar um bom motivo para os editores voltarem a classificar mal a série. Sim, os editores precisam classificar melhor algumas novas séries, por exemplo: Act-Age e Jujutsu Kaisen, mas escolher justamente Boku no Hero Academia para receber colocações mais baixas? É muito estranho. Porém, não é a primeira vez que a série vem é sacrificada pelo bem comum.
Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que diferennte de Hinomaru Zumou, ainda tem pequenas chances de ser cancelado esse ano, por um simples motivos: As vendas da série tem um risco real de despencar a qualquer momento, já que séries desse gênero (Ecchi e Comédia Romântica) tendem a ter uma perda de público muito rapidamente. Por isso, se suas vendas continuam nesse nível (entre 70 à 110 mil), eu não acredito que a série será cancelada, quem deve acabar dançando esse ano é: Shokugeki no Souma, Jimoto Ga Japan (Transferido), Saigo no Saiyuuki, duas ou três das novas séries e ainda por cima Kamio Yui wa Kami wo Yui, que essa semana ficou na décima colocação. Como eu disse na semana passada, atualmente devemos esperar ao menos até a décima primeira colocação antes de opinar sobre a série, já que em alguns casos (muitos atualmente) os editores estão adiando a posição “real” da série. Kamio Yui wa Kami uo Yui não foi bem recepcionada pelo público, e deve ser cancelado na próxima leva, junto com seu companheiro de leva, e talvez Shokugeki no Souma.
Quando digo talvez Shokugeki no Souma, é que a série depende somente de um pequeno detalhe: Quantas séries os editores pretendem estrear na próxima leva. A série de culinária ficou na décima primera colocação esta semana e deve continuar nas últimas três colocações nas próximas 7 ou 8 semanas, no minimo. Os editores parecem não ter nenhum objetivo em mudar a situação de Shokugeki no Souma. Para mim o mangá vai acabar naturalmente OU ser cancelado ainda esse ano. Em último lugar tivemos Saigo no Saiyuuki, que deve ser cancelado na próxima leva. O mangá não irá se salvar.