Houseki no Kuni retornando para sua reta final, ”novatos” no fundão e os veteranos fazendo veteranices. Quais as novidades da edição de fevereiro da Afternoon?
TOC Monthly Afternoon #4 – (25/02/2024)
Capa: Fragile
01 – Houseki no Kuni c106
02 – Darwin Jihen c36
03 – Medalist c42
04 – Raise wa Tanin ga Ii c39
05 – Skip to Loafer c59
06 – Fragile c113
07 – Dokudami no Hanasaku Koro c05
08 – Ookiku Furikabutte c203
09 – Puu-Neko c238
10 – 7-nin no Nemuri Hime c34, c35 e c36
11 – Mugen no Juunin: Bakumatsu no Shou c57
12 – Issak c86
13 – Topppu GP C93
Katakataan (One-shot)
15 – Hellhound c21
16 – Vinland Saga c209
17 – Tengu no Daidokoro c25
18 – Aono-kun ni Sawaritai kara Shinitai c64
19 – Meimeimeishoku Seiiki c11
20 – Chaos Game c20
21 – Inui to Tatsumi: Transbaikal Senki c63
22 – Quartz no Oukoku c13
23 – Jigoku no Ashita c12
24 – Under 3 c114
25 – Kaettekita Karasuya Satoshi
Ausentes: Wondance, Tengoku Daimakyou, Nami yo Kiitekure, Mirai Rai Furai, Blue Period (hiato), Historie (hiato), Bouken Elektriciteit-tou (hiato).
Mais um fim de mês e é com muito amor e carinho que retornamos com mais uma edição da Afternoon. Se já é bastante difícil administrar o interesse nas análises semanais, imagina o meu trabalho com uma revista mensal, pouco popular ainda.
Defendo sempre a força da line up da Afternoon, mas observo cada vez mais o destaque de suas histórias de forma isolada, não há a lembrança do seu pertencimento na Afternoon como um todo.
Não é uma tarefa fácil desfazer um consenso bem estabelecido, mas vou tentar nas análises da revista sempre destacar suas histórias em prol de todo o conjunto, que é a própria revista. Para isso, devemos ir para a TOC.
Capítulo 106 de Houseki no Kuni. De início você não entende nada da arte, é normal, mas depois que acostuma, não se vive sem.
Na primeira posição da revista, temos o retorno do fantástico Houseki no Kuni. Após três longos meses de hiato, Ichikawa retorna mais uma vez para nos maravilhar com seus turbilhões de emoções.
Ao que tudo indica, o mangá deve ser encerrado ainda neste ano. Tendo tido tempo suficiente para platinar Baldurs Gate 3, Ichikawa não possui mais razões para pausar sua série ao longo do ano.
Sua próxima parada deve chegar somente em Junho, com a DLC de Elden Ring e o lançamento de SMTVV. Enquanto os lançamentos não chegam, menos pausam acontecem e mais sofrimento aguarda a vida da Phos e dos seus leitores.
Na posição seguinte, encontramos Darwin Jihen, o mangá que a pirataria não alcança. O semi-pilar da Afternoon segue sólido no topo da revista, suas 40 mil cópias mensais o qualificam no top 8 mangás mais vendidos da revista, e um dos mais bem ranqueados da TOC.
Um mangá com 4 anos de vida, boas vendas, premiado e com um bom apoio interno, estranho ainda não ter um anime em produção. Talvez 2024 seja finalmente seu ano.
Logo após, mais colocações democráticas, com Medalist e Raise wa Tanin ga Ii. Ambos com animes anunciados, ambos sendo mangás importantíssimos da Afternoon.
Yakuza Fiance sendo um pouco mais, já que se situa no top 3 maiores vendas da revista (atrás somente de Houseki no Kuni e Blue Period), com 100 mil cópias mensais por volume. Um legítimo Pilar. Medalist é um pouco mais modesto, 30 mil cópias todo volume, ainda assim, não menos importante para a revista.
Na 5° colocação, um dos melhores romances em publicação, Skip to Loafer. Na onda de ranquear as principais histórias da revista, Skip to Loafer não poderia ficar de fora.
O mangá que conseguiu dobrar seus números após o encerramento do seu anime ocupa hoje, com suas 60 mil cópias mensais, a sexta maior renda da Afternoon. Um mangá maravilhoso e indispensável, tanto para os cofres da revista quanto para os fãs de boas histórias.
Estampando também a capa da revista, encontramos Fragile. Um mangá super tradicional que, para nossa extrema infelicidade, não possui tradução ocidental.
Com quase dez anos de serialização, a história do patologista segue firme e forte, ocupando com muita tranquilidade e constância uma posição central dentro da Afternoon. Sua longevidade é um mérito por si próprio.
Volume #27 de Fragile
E quando falamos em longevidade, ninguém na revista faz melhor que Ookiku Furikabutte. Se 10 anos é muito, imagina o dobro disso. Você consegue imaginar a dificuldade para simplesmente publicar sua história em uma grande revista como a Afternoon? E o quão difícil é pra sua publicação se tornar um super sucesso?? E depois disso tudo, manter esse sucesso por mais de 20 anos???
A grandeza acontece na nossa frente e não apreciamos, mega impressionante o que Ookiku Furikabutte conquistou e continua a conquistar. Pulando um pouco para a 10° posição, um caso curioso em 7-nin no Nemuri Hime. Você pode se confundir com a numeração de capítulos na TOC, mas é isso mesmo que você está vendo, toda edição são publicados 3 capítulos de sua história.
Um mangá semanal de penetra dentro de uma revista mensal. E a Afternoon adora isso, pois o mangá fica apenas atrás de Blue Period em questão de TOC, sendo a segunda história mais bem ranqueada da revista.
Vende pouco mais de 5 mil cópias mensais, mas possui um apoio interno invejável, digno de histórias veteranas. O motivo? Não faço ideia, mas o novato recebe um destaque que nenhum outro novato da revista recebe.
Na 13° posição, ficando na primeira metade da revista, depois de muito tempo, Toppuu GP. Gosta de histórias de corrida? Initial D? Velozes e Furiosos? Fórmula 1 aos domingos? Carros 1 e 2? Que tal então um mangá sobre corridas de duas rodas??
Toppuu GP pode não ser a história mais popular e atrativa da revista, mas seu experiente autor já possui uma carreira tão solidificada que sua sobrevivência na Afternoon independe de qualquer adversidade.
Kousuke Fujishima já é famoso na indústria, autor do grande sucesso Aa! Megami-sama! e também conhecido pelos seus designs na série de jogos Tales of, ou seja, um mangaká mais do que consolidado, que gasta o resto da sua vida desenhando o que mais adora, motocicletas.
Volume #13 de Toppuu GP
Recebendo uma posição anormal nesta edição, Hellhound. O novato mais promissor da revista (o único, para ser sincero) foi ranqueado após mais de um ano na parte de trás da revista, o que não é muito comum.
Estranho posicionamento para um mangá que recebe tanto carinho do editorial, mas que sinceramente, pouco importa quando pensamos a longo prazo. Na próxima edição, sem dúvidas estará de volta no top 5 da revista.
E em seguida, encontramos Vinland Saga. Uma história que dispensa qualquer apresentação, já que, é de longe o mangá mais popular e conhecido da revista aqui no Brasil. Não estranhe as posições de Vinland Saga, o mangá cotidianamente se localiza na parte central da revista.
Não é também um dos maiores sucessos de vendas, arrisco dizer que não podemos nem considerá-lo mais como um pilar, principalmente pelo fato de suas vendas estarem em constante queda, volume após volume.
O que também não é nada anormal, já que o mangá tira muitas pausas ao longo do ano, é velho e lança somente um volume por ano, quedas em vendas são justificadas neste tipo de caso. Mais uma história cujo final se aproxima rapidamente.
Para encerrar, o conjunto de “novatos” no fundo da revista. Meimeimeishoku Seiiki, Chaos Game, Quartz no Oukoku, Jigoku no Ashita. Todos mangás com menos de 2 anos de vida, com vendas abaixo das 5 mil cópias mensais, em situações parecidas, com posições parecidas.
Não sabemos o quão complacente a Afternoon pretende ser com essas histórias, então tentar prever qualquer tipo de cancelamento é bem precipitado.
Sendo uma revista paciente com suas histórias, é improvável esperar qualquer tipo de encerramento abrupto. Mas, obviamente, tudo tem limites, e dificilmente uma história sobrevive por 3-5 anos vendendo abaixo das 5 mil cópias mensais dentro da revista.
Diferente das revistas semanais que o ritmo é muito mais caótico e o desespero por novidades é eterno, o mesmo não pode ser dito para a Afternoon.
Com uma line up tão consolidada, com sucessos de críticas e comerciais, qualquer preocupação por novas histórias ou cancelamentos são mínimos, desnecessários. Sem crises à vista. O que nos resta é somente apreciar bons mangás (os que possuem tradução) e o passar do tempo.
Como sempre, creio que seja só isso. Obrigado pela atenção e aguardo (quem sabe) vocês no mês que vem. Fui-me.
Katakataan (One-shot)