Super Novas.
Em uma edição que tivemos como capa Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (que estreou essa semana a primeira temporada do seu anime), os editores nos entregaram uma TOC muito conservadora, no qual as três primeiras colocações foram dominadas justamente pelos três mangás que os editores mais apostaram nos últimos dois anos, os super novas.
Weekly Shounen Jump #19 (08/04/2019)
Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c106 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Kimetsu no Yaiba c153
02 – Dr. Stone c100 (25 páginas)
03 – Yakusoku no Neverland c130
04 – Haikyuu!! c344
05 – Jujutsu Kaisen c54
Black Clover c200 (Página Colorida)
06 – Hinomaru Zumou c236
07 – Yuragi-sou no Yuuna-san c154
Kimetsu no Yaiba: Tomioka Giyuu Gaiden – Parte 2 (Side-Story de Kimetsu no Yaiba)
08 – Boku no Hero Academia c223
Saigo no Saiyuuki c06
09 – Act-Age c60
10 – Chainsaw-man c17
Kamio Yui wa Kami wo Yui c05
Shokugeki no Souma c306 (Página Colorida)
11 – Shishunki Renaissance! David-kun c29
12 – Gokutei Higuma c15
13 – ne0;lation c16
Jimoto ga Japan c29
Ausentes: One Piece c939, Boruto c35 (Serie Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiatus)
Weekly Shounen Jump #19 (08/04/2019):
Capa e Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland
Página Colorida: Yuragi-sou no Yuuna-san, Hinomaru Zumou e Act-Age
Ausentes: Boruto c35 (Serie Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que já lançou o primeiro episódio do seu anime. Ainda é muito cedo para dizermos que o anime é um fracasso ou é um sucesso, porém, podemos já declarar que o seu primeiro episódio teve uma qualidade gigantesca e acabou agradando muitas pessoas; tantos os leitores do mangá quanto as pessoas que estão pela primeira vez tendo algum contato com Kimetsu no Yaiba – Este é já um importantíssimo primeiro sucesso para a dominação mundial da série -. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone, que parece que conseguiu vender mais que Yuragi-Sou no Yuuna-San no seu primeiro dia de vendas. Uma ótima notícia para a série que estava estagnada em vendas. Ter mais um mangá vendendo menos que você, dá uma segurança a mais a série, que mesmo sendo popular na internet, não está conseguindo vender muitas unidades.
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que já encerreu o seu anime e para mim acabou tendo uma ótima qualidade; sim, seus DVDs não venderam como muitos esperavam. Foram muito abaixo do esperado, e acredito que tanto o estúdio quanto a Shonen Jump devem estar decepcionadas como resultado, porém, se analisarmos que a série conseguiu aumentar as vendas dos seus volumes (mangá) e próxima semanan os editores darão capa e página colorida de abertura para a série, acredito que Yakusoku no Neverland saiu ganhando com a adaptação do anime. Muito provavelmente veremos Yakusoku no Neverland no “TOP 5 – Mangás mais vendidos de 2019”. Aliás, Yakusoku no Neverland acabou sendo eleito pelos membros da Anime Trending, o segundo melhor mangá da temporada de inverno, perdendo para Kaguya Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que voltou a ser classificado em uma colocação alta. A série ultimamente vem constantemente recebendo boas cololocações.
Em quinto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, no qual os editores voltaram a classificar bem, depois de várias semanas na zona intermediária. Os editores em 2019 decidiram adotar uma estratégia: Voltar a classificar bem os veteranos (Black Clover, Boku no Hero Academia e Haikyuu!!), enquanto classificavam bem as três séries que irão ganhar o anime, e que nos anos precedentes, já estavam constantemente nas primeiras colocações (Dr.Stone, Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland). Acabou sobrando para os novatos pós Dr.Stone, que não estão conseguindo um espaço na revista. Jujutsu Kaisen é um sucesso absoluto, mas nesse ano, está lutando para conseguir uma quinta colocação. Mesmo assim, acredito que a partir de Julho, quando for lançado o anime de Dr.Stone, veremos mais vezes Jujutsu Kaisen no TOP 5 (Se não chegar Samurai 8, nova série de Kishimoto, dominando as primeiras colocações).
Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou, que está conquistando boas colocações nesse período. Eu sinceramente não estou mais acompanhando mangá (Eu não leio Hinomaru Zumou, Yuragi-Sou no Yuuna-San e BORUTO), porém percebi nos comentários (Recomendo vocês sempre darem uma olhada nos comentários, tem muitas informações úteis) que a série talvez esteja chegando ao seu fim, durando mais 2 ou 3 volumes, o que seria um dado interessante. Os editores não parecem estar dispostos a cancelar a série este ano; a sua popularidade pode até ser pequena, mas parece que é compensada pelo amor que os editores tem pela série. Por isso, a única opção de virmos Hinomaru Zumou terminar esse ano é se o autor decidir encerrar a série. Yuragi-Sou no Yuuna-San, que ficou na sétima colocação, também está sendo bem classificado ultimamente. Os editores estão deixando claro que nem Zumou e nem Yuragi irão rodar nesse primeiro semestre.
Em oitavo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que essa semana não conseguiu uma ótima colocação, muito pelo contrário, foi bem medíocre (zona intermediária), porém, não podemos dizer que os editores estão maltratando a série. Desde o começo de 2019, Boku no Hero Academia esteve constantemente entre os seis primeiros colocados, e atualmente tem uma média de posição MAIOR do que a sua média em 2018, por isso, eu considerarei essa oitava colocação somente uma posição casual, e nada de realmente certo. Em nono lugar tivemos Act-Age, que normalmente está na zona intermediária e está semana não foi diferente – Tecnicamente essa semana está no Bottom 5, mas se analisarmos bem a ordem, contando os mangás ausentes, percebemos que a série na verdade está na zona intermediária -.
Em décimo lugar tivemos Chainsaw-man, que não vem recebendo um apoio editorial grande o suficiente ao ponto de podermos considerar a série salva, mas também é quase certo que o mangá não será cancelado na próxima leva, que deve contar com o encerramento de Gokutei Higuma, Ne0;lation e um possível encerramento de Shokugeki no Souma (que ainda é um caso aberto). Os editores vão esperar provavelmente o sucesso dos mangás da leva de Samurai 8 antes de decidir qual será o rumo que Chainsaw-man vai tomar. Se Samurai 8 der certo, é muito possível que os editores se sintam mais confortáveis em cancelar um mangá que venda menos de 100 mil cópias, por isso, entrariam na zona de risco Chainsaw-man, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Hinomaru Zumou – Sendo que o último parece que os editores não pretendem cancelar de nenhum modo. Outro mangá que pode acabar sendo encerrado se Samurai 8 der certo, é justamente Shokugeki no Souma, se o mangá não terminar justamente na leva no qual estreia Samurai 8. Está tudo ainda em aberto.
Em décimo primeiro lugar tivemos David-Kun, que continua não convencendo em vendas, e sua popularidade interna provavelmente não é mais tão grande quanto era à alguns meses, já que suas posições na TOC estão cada vez piores. Eu acho que os editores ainda não vão cancelar o mangá, mas não é uma certeza que David-Kun vai conseguir superar o ano de 2019. Os editores podem está muito bem planejando um mangá para substituir a comédia. Jimoto ga Japan se encontra em uma situação similar, a diferença é que a série teve a sorte de ganhar um anime milagroso. Em penúltimo lugar tivemos Gokutei Higuma, que não tem nenhuma chance de se salvar, a série será cancelada. Ne0;lations vai dançar junto.